Nossa missão

Atender Crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 04 meses a 3 anos e 11 meses de idade em período integral, e de 6 anos à 13 anos e 11 meses em período oposto ao escolar, em situação de risco pessoal ou social, favorecendo, assim seu desenvolvimento , sua inclusão social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Caro leitor,

O voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitária. No mundo inteiro, essa ação é exercício de cidadania, solidariedade e realização pessoal o que contribui para uma sociedade mais justa.

A ação voluntária é uma via de mão dupla, você faz sua parte, entretanto a satisfação que sente ao ver as coisas acontecerem, desenvolvendo e evoluindo, foi o que nos levou, eu e meu marido Claudinei Migliorini, a nos dedicarmos de corpo e alma nestes últimos 20 anos ao sucesso da Associação Casa da Criança de Jaú.

O trabalho não se faz sozinho, requer uma boa equipe, que veste a camisa e é confiável, além de parcerias, convênios, doações, entre outros. Pois, 320 crianças e 31 funcionários exigem muita responsabilidade e gestão eficaz.

Nestes anos, conseguimos parcerias importantes, recebemos doações da comunidade jauense, – e aqui aproveito para agradecer a vocação de nossa população para a caridade, estão sempre presentes nas necessidades – evoluímos muito, criamos um telemarketing, informatizamos, restauramos a estrutura física, fizemos novas construções, reorganizamos as existentes, montamos biblioteca, sala de dança, brinquedoteca, parque infantil e sala de informática, em especial capacitamos os pais, modernizamos o atendimento, cuidamos da proteção e da segurança alimentar, adquirimos transporte seguro para as crianças.

Esta edição comemorativa vai contar uma pequena parte desta nossa trajetória.

Agradecemos a Deus, por nos permitir a realização desse trabalho, fizemos com o coração. Para finalizar, deixo uma frase de Frei Betto: “Sinônimo cívico de amor ao próximo é o voluntariado”.


Claudinei Migliorini
Vice-Presidente

Marilda Migliorini
Presidente

Histórico

Nos anos finais da década de vinte, a cidade de Jaú vivia os reflexos da crise da política do Café-com-Leite (São Paulo e Minas Gerais oscilando e dominando o poder), mas mesmo diante de tais acontecimentos, num pequeno consultório localizado ‘’ ... à Rua Quintino Bocayuva, 9, o Dr. Celso Barroso, que tratava de doenças de crianças, sonhava com a criação de uma Casa, onde as crianças Jauenses pudessem ter assistência médica, recreação, cuidados odontológicos e amparo.

Esta idéia, rapidamente foi aceita por senhoras, senhoritas, casas comerciais e cidadãos que começam a promover muitas festas visando angariar recursos para a construção de um prédio para atender às crianças da cidade.


As primeiras referências escritas acerca do interesse em se construir esta entidade em Jaú estão no jornal: O Democrata de 10/11/1927, na página 4, onde um artigo nos informa os objetivos e até a composição da primeira diretoria que deveria atuar, tendo na presidência a senhora Luíza Maldonado de Almeida Loureiro (esposa do Dr. Orozimbo Loureiro).


O Dr. Celso Barroso pode ser considerado o fundador da Casa da Criança de Jaú. Médico respeitado, crítico e batalhador, frequentemente escrevia artigos na coluna do jornal O Diário de nossa cidade, mostrando a sua luta em prol da garantia do direito à saúde, à educação, ao trabalho e demostrando estatisticamente a situação desses índices em Jaú (1927) comparando-os aos do país, enfocando a necessidade de pedir ao governo e a particulares: sanatórios, serviços de proteção à criança e ás mães, asilos e casas assistenciais.

A notícia feliz da compra do terreno para a edificação da Casa da Criança de Jaú, está configurada no jornal Comércio de Jahu de 16/03/1928, determinando em 15/03 deste mesmo ano a data de sua fundação; A escritura de compra do terreno ocorreu na data de 08/06/1928.


No Diário de 02/08/1928 está o edital de concorrência para a construção da Casa da Criança de Jaú, instituindo-se o prazo de quinze dias e no qual o terreno constava como de propriedade da futura entidade, localizando-se na rua três da Vila Pires, nesta cidade (atual Botelho de Miranda n°. 64, onde hoje se localiza).


CERINI, Fabricio R. Casa da Criança de Jaú: Setenta Anos. Jaú/São Paulo: PERFIL, 1998.

Através dos registros escritos no livro de atas, constata-se que a Associação Casa da Criança de Jaú teve como presidentes, no transcorrer de sua trajetória, as seguintes pessoas:

Histórico de presidentes da Associação Casa da Criança de Jahu/SP

Registrados no livro de atas

Convém ressaltar a importância das irmãs religiosas, que passaram pela a Associação Casa da Criança de Jaú, como por exemplo a das Irmãs Pobres de Nossa Senhora, as Irmãs de São José e na década de sessenta, das Irmãs Missionárias de N.S.ª. Medianeira de Todas as Graças.


Todos que fazem parte dessa história foram importantes para a realização dessa grande obra de caridade para com as crianças e familiares que da Casa da Criança de Jaú necessitaram. Não podemos cruzar nossos braços deixando o sonho plantado inicialmente acabar, nos compete a tarefa de mantê-la em funcionamento , amparando e acolhendo os que dela necessitam.